Destaques da Cidade        
     
Santuário do Senhor Bom Jesus do Livramento
     

 

 


O Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento fica na Rua Doutor Antônio Lage, 86, Liberdade (MG). Recebe todo ano milhares de romeiros. A festa principal é comemorada no dia 14 de setembro, dia dedicado ao padroeiro.

Datas marcantes para a história do catolicismo na região foram: 15 de maio de 1855 quando a capela, que já recebia peregrinação de romeiros, foi elevada a paróquia; e 14 de setembro de 2005, quando o então arcebispo, Dom Eurico dos Santos Veloso, oficializou o templo como Santuário Arquidiocesano.

     
Imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento
     

 

 


A imagem original de Senhor Bom Jesus do Livramento fica no santuário e é considerada uma das mais belas obras de arte sacra de todo o sul de Minas. Esculpida entre os anos de 1720 e 1750, a imagem mede, em seu conjunto, 1,90m. O grande destaque está no sangue que escorre das chagas de Jesus recoberto por numerosas pedras de rubis. A escultura é toda em cedro e não possui cabelos, para possibilitar a oferta de cabeleiras em cumprimento de promessas.

A imagem impressiona a todos, tanto pela grandeza estética, quanto pelo misticismo. De acordo com a devoção popular, ela foi esculpida por um velho peregrino desconhecido. Ele se ofereceu para confeccionar a imagem e em troca a comunidade iria remunerá-lo da maneira que quisesse. A única exigência do homem era que todos se afastassem dele enquanto realizava o trabalho. Passado três dias, as pessoas foram até ele para ver o andamento e quando chegaram se surpreenderam; o velho havia desaparecido e deixado a imagem de Jesus Cristo do tamanho natural de um homem.