Turismo

LIBERDADE

O município de Liberdade se estende em uma área de 403,394 km². E fica localizado às margens do Rio Grande, na Região Sul do Estado de Minas Gerais, e na Serra da Mantiqueira. Possui altitudes em seu território que vai de 1.198 a 1.545 metros. Faz limites com os municípios de Andrelândia, Arantina, Bom Jardim de Minas, Bocaina de Minas, Carvalhos, Passa Vinte e Seritinga. A cidade está inserida no Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira e está situada em uma região de Campos Altimontanos, onde possui uma boa agropecuária com seu relevo topográfico e terras de boa qualidade, ao redor de belas montanhas com matas preservadas, cachoeiras, pegando uma boa parte de seu território o extremo leste da APA Serra da Mantiqueira.

Liberdade tem uma população aproximada de 5.670 mil habitantes, a economia encontra-se distribuída na agropecuária, produção vegetal, agroindústria, comércio de mercadorias, serviços, pecuária leiteira e industrial. O desenvolvimento econômico conta com alternativas diversas para sua sustentação e viabilidade, o relevo topográfico com o clima é propício para diversas plantações e potencial turístico para diversos segmentos.

Liberdade se destaca para o Turismo Religioso pela fé e devoção ao Senhor Bom Jesus do Livramento representado por magnífica imagem que, há séculos, atrai romeiros, peregrinos e até estudiosos de arte sacra. A Igreja Matriz é Santuário Arquidiocesano elevado a condição de Basílica desde 14 de Setembro de 2018 e fica localizada no centro da cidade. É o cartão postal do município, situada no alto de um morro com uma grande imponência, a mesma é vista de vários lugares da região pela sua grandeza e suas torres altas. É comemorado todo dia 14 de Setembro o jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, onde milhares de romeiros vem para Liberdade. A imagem original do Senhor Bom Jesus do Livramento é considerada uma das mais belas obras de arte sacra de todo o sul de Minas. Esculpida entre os anos de 1720 e 1750, a imagem mede, sem seu conjunto, 1,90m. Muito acima do imensurável valor artístico, o mistério de sua existência na cidade de Liberdade constitui um privilégio, uma graça especialíssima de Deus para o povo da vasta região do Sul de Minas.

  

ATRATIVOS CULTURAIS

 

Santuário Bom Jesus do Livramento

O Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento é a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora. O título concedido por Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento. O atrativo é visitado por milhares de fiéis durante todo o ano.

 

Capela de Nossa Senhora Aparecida

A Capela de Nossa Senhora Aparecida fica localizada próxima a Basílica do Senhor Bom Jesus do Livramento, seu estilo neoclássico com duas torres a Capela é vista de vários cantos da cidade compondo com a imponente Basílica, nela abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida entre outras imagens.

Vargem da Imagem

Em tranquila várzea envolvida pelo silencio quebrado pelo canto dos pássaros, localizado a 7 km da sede do município, há muitos anos foi construída por piedoso fazendeiro uma pequena capela outrora dedicada a São Lázaro e atualmente, a Bom Jesus dos Aflitos. Nela estão depositados fragmentos da raiz do cedro que serviu para a confecção da magnífica imagem representativa do Bom Jesus do Livramento, a mesma foi adaptada para abrigar uma réplica da respectiva imagem, patrono do Santuário e padroeiro da Paróquia. Hoje fortes movimentações religiosas lá acontecem, missas, cerimônias e a condução da réplica da imagem em Setembro com grande presença de fiéis.

Estação Ferroviária Augusto Pestana

A estação ferroviária de Augusto Pestana encontra-se a 1.267 metros de altitude, sendo a mais alta de Minas Gerais, em meio a montanhas que ultrapassam os 1.500 metros dentro da APA da Serra da Mantiqueira. A temperatura média anual é de aproximadamente 16,5 °C, uma das mais baixas de Minas Gerais, numa das mais belas e preservadas áreas da Serra da Mantiqueira..

Estação Ferroviária Silviano Brandão

A Estação Ferroviária de Silviano Brandão fica situada na zona rural do município de Liberdade, na antiga linha da Rede Mineira de Viação, com seu estilo Inglesa foi palco de muitas idas e vindas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, hoje se encontra desativada carecendo de restauros.

 

ATRATIVOS NATURAIS

 

Água Santa

A Agua Santa fica localizada no alto da Serra da Garça l, e possui um mirante com uma nascente de água em uma pedra em seu alto, no local possui uma vasta visão de toda a região com belíssimas paisagens entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, segundo os moradores locais, é que essa lendária mina de água brotando na pedra, os católicos acreditam ser milagrosa, possui também uma pequena capela e atualmente acontecem manifestações religiosa no local.

Cachoeiras do Morangal

Em meio a floresta no vale do Morangal, são formadas diversas cachoeiras em sequência no Ribeirão do Morangal, com águas cristalinas, sendo a Cachoeira das Bromélias, Cachoeira do Morangal perfeitas para um revigorante banho. Seu redor fechado com floresta de mata atlântica densa existem uma fauna e flora riquíssima, com muitas espécies endêmicas de bromélias e orquídeas.

Cachoeira dos Quirinos

A Cachoeira dos Quirinos fica localizada nas grotas da APA Serra da Mantiqueira, local de muita mata fechada e aguas cristalinas, de fácil acesso a cachoeira possui uma bela ducha para uma hidromassagem natural, suas águas cristalinas correm pelo riacho formando várias piscinas naturais, com suas matas ciliares totalmente preservada o local possui uma rica fauna e flora.

Cachoeira do Paracatu

A Cachoeira do Paracatu fica localizada em uma região de Campos Altimontanos, já em altitude mais elevada do município, suas aguas correm cristalinas pelo Vale do Paracatu, formam-se várias banheiras naturais em seu leito com várias lajes de pedra, a Cachoeira possui uma queda de aproximadamente 5 metros, onde se tem uma boa ducha para hidromassagem e poços para banho, local ideal para família e quem curte a natureza.

Cachoeira do Portão

A Cachoeira do Portão se localiza no Ribeirão do Jacuí, em meio as floresta da APA da Serra da Mantiqueira, Possuí uma bela queda com um grande poço para banho, em sua sequência existem diversas banheiras de hidromassagem natural, sem dúvidas é uma das cachoeiras mais bonitas da região.

Veja mais detalhes de como chegar aos atrativos do município no Portal Minas Gerias.

https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/liberdade

Prefeitura Municipal de Liberdade - MG