CEMIG ORIENTA SOBRE CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA NO CARNAVAL

O carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros, e para que os foliões possam se divertir com segurança, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

DICAS DE SEGURANÇA:

Uso de confetes e serpentinas
Comuns nesse período, esses materiais possuem elementos metálicos que podem provocar acidentes ao entrar em contato com a rede elétrica.
Os confetes quando arremessados, antes de se dispersarem, estão concentrados e podem causar curto-circuito e acidentes.
Não atire serpentinas, jatos de água, espuma, fogos de artifício ou qualquer outro artefato sobre a rede elétrica.

Trios elétricos e carros alegóricos
É fundamental que o trajeto dos trios elétricos seja programado antecipadamente de forma que a altura do veículo somada à altura dos foliões que estiverem sobre ele não viole a distância mínima de 1,5 metros de proximidade com as redes aéreas.
Nunca toque ou empurre a rede elétrica com objetos de qualquer natureza.
A aproximação ou o contato dos carros alegóricos e trios elétricos com a rede elétrica traz o risco de acidentes fatais. Em lugares densamente movimentados, como as ruas por onde passam os blocos de carnaval, os danos podem ser imensuráveis.
Deve-se considerar também a presença de redes telecomunicações existentes nas mesmas estruturas que as redes elétricas. Essas redes encontram posicionadas mais abaixo das redes elétricas, nos mesmos postes. A colisão de um trio elétrico com uma dessas redes pode resultar em quebra de poste sobre o veículo e sobre as pessoas que estiverem no local.
Os eventos carnavalescos devem ocorrer em locais apropriados, especialmente projetados para esse fim, longe da rede elétrica.
Iluminação, palcos e barracas
A distância de 1,5 metro da rede elétrica deve ser respeitada ao se montar e desmontar os palcos, instalar iluminação e adereços e no deslocamento dos trios e carros de som. Essa distância mínima é determinada para evitar o contato com a rede elétrica que pode acarretar choques elétricos e curtoscircuitos. Não é permitida a instalação de adereços nos postes ou nos equipamentos de iluminação pública.
Antes de fazer ligação elétrica ou instalar iluminação, consulte um técnico especializado. Não faça ligações clandestinas (gatos). Se precisar de energia elétrica, solicite uma ligação provisória.
Não é permitida a permanência de barracas sob a rede de distribuição de energia elétrica.
Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
Em caso de abalroamento com um poste, não saia do veículo ou você poderá sofrer um choque elétrico caso haja um cabo partido em contato com o automóvel.
Se precisar sair do carro devido a incêndio, abra a porta e pule com os pés juntos o mais longe possível, sem tocar na lataria.
Em caso de acidentes com a rede elétrica, fios partidos na rua ou danos em postes, a Cemig deve ser acionada imediatamente para que uma equipe seja designada ao local para realizar os procedimentos necessários.
Ao encontrar um fio caído ao solo, não se aproxime e não deixe ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado.
Aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
Não ligue aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas. A água pode conduzir a energia elétrica. Evite improviso (gambiarras). Instalações inadequadas aumentam os riscos de acidentes com a rede elétrica e com as pessoas.
Por fim, durante esse período de carnaval, disponibilizamos o telefone 0800 728 1112 para atendimentos emergenciais, tais como cabos partidos, falta de energia elétrica e condições de risco.